domingo, 7 de setembro de 2008

Conhecendo um dos candidatos ao Premio Futebol Super Brilhante Celso Roth

Nesta Semana vamos falar um pouco dos treinadores que lideram a corrida para o premio FUTEBOL SUPER BRILHANTE.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hoje vamos conhecer um pouco mais do: CELSO ROTH
Celso Juarez Roth ou somente Celso Roth (Caxias do Sul, 30 de novembro de 1957) é um treinador de futebol brasileiro. É formado em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul
Originalmente, iniciou sua carreira no futebol profissional desempenhando a função de preparador físico. Em 1988, recebeu um convite para ser treinador do Al Qadsia Sporting Club, do Kuwait. Em 1996, já de volta ao Brasil, conquistou seu primeiro título pelo Caxias: a Copa Daltro Menezes, um torneio disputado por diversos clubes do interior do Rio Grande do Sul. Isso abriu as portas um grande clube da Capital, o Internacional, onde chegou à primeira grande conquista - o Campeonato Gaúcho de 1997. Também realizou uma boa campanha no Campeonato Brasileiro do mesmo ano, levando o Internacional até as semifinais da competição e projetando seu nome no cenário nacional.
Após uma rápida passagem pelo Vitória, Roth retornou ao Rio Grande do Sul em 1998 para dirigir o Grêmio. No Campeonato Brasileiro de 1998, em uma campanha de recuperação, tirou o clube gaúcho das últimas posições do certame e levou a equipe até as quartas-de-finais da competição, sendo eliminada pelo Corinthians, clube que se sagraria campeão naquele ano. Em 1999, Roth dirigiu o Grêmio nos títulos do Campeonato Gaúcho e da Copa Sul. Em 2000, dirigindo o Sport, Roth conquistou seu último título de expressão: a Copa Nordeste.
Desde então, foi treinador de diversas equipes da elite do futebol brasileiro, como Palmeiras, Santos, Atlético Mineiro, Goiás, Flamengo, Botafogo e Vasco. Seus melhores resultados foram as eliminações nas semifinais da Copa Libertadores da América de 2001 pelo Palmeiras e, também, nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 2000 pelo Grêmio.
Em 2007, assumiu o comando do Vasco da Gama. A equipe teve um bom início no Campeonato Brasileiro, terminando o primeiro turno em 3º lugar. Porém, após o início do 2º turno, a equipe caiu de rendimento e consequentemente de posição. Com apenas uma vitória em onze jogos no Campeonato Brasileiro e com a vaga para a próxima fase da Copa Sul-Americana em risco após a derrota para o América do México, a diretoria do clube decidiu rescindir o contrato com o treinador. Celso Roth esteve no comando da equipe vascaína em 37 jogos, vencendo 15, empatando 7 e perdendo 15.
Após alguns meses longe do futebol, Celso Roth regressou ao Grêmio.

Títulos
Copa Daltro Menezes: 1996 - (Caxias)
Campeonato Gaúcho: 1997 - (Internacional)
Campeonato Gaúcho: 1999 - (Grêmio)
Copa Sul: 1999 - (Grêmio)
Copa do Nordeste: 2000 - (Sport)